Plataforma de ambiente virtual forma profissionais da construção civil no Ceará

Compartilhe

A plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem da Construção faz parte das tecnologias utilizadas pelo Observatório da Indústria, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Desenvolvida com apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do Ministério da Economia, a iniciativa tem apoio do Programa de Inovação da Indústria da Construção Civil (Inovacon). A criação do ambiente virtual foi possível após a seleção, pela ABDI, de um projeto que contempla soluções inovadoras de capacitação e treinamento online voltadas a micro e pequenas empresas.

O material didático está disponível para download dentro da própria plataforma (Foto: divulgação).

A ideia é promover a formação gratuita complementar a todos os profissionais da cadeia produtiva da construção civil, por meio de tecnologias. As aulas são online e podem ser acessadas de qualquer computador ou smartphone, por meio do link avac.sfiec.org.br. O ambiente digital oferta cinco cursos, cujos certificados de formação são emitidos com acreditação do Observatório da Indústria, da ABDI e do Ministério da Economia.

Conforme o especialista de Prospectiva e Cooperação Estratégica do Observatório, Gabriel Vidal Gaspar, “o AVAC promove maior capacidade para o setor da construção na vertente das micro e pequenas empresas, não ficando restrito apenas ao grande empresário ou à grande construtora”, explica Gaspar.

Ainda, segundo o especialista, “todo mundo do setor pode ser alcançado pela plataforma, na nossa ideia de disseminar esse conhecimento e conseguir, então, os dados referentes ao consumo da demanda informacional”, comemora. Os profissionais do setor que têm interesse em garantir uma formação complementar à sua atividade podem escolher entre os cursos de Gestão de Tempo e Produtividade; Internet das Coisas Aplicada à Construção Civil; e Segurança do Trabalho e Ergonomia, além das formações em Transformação Digital e Qualidade na Construção Civil.

O Presidente do Inovacon, Jorge Dantas, avalia que os trabalhadores podem acrescentar os cursos à formação em horários distintos, tendo em vista sua característica online. “Os funcionários que trabalham na construção civil passam o dia nas atividades e essa formação pode ser feita no horário adequado para que seja possível eles se capacitarem, por meio de uma oportunidade fácil, prática e com qualidade”, argumenta.

O material didático está disponível para download dentro da própria plataforma. Além dessas formações, o AVAC também promove ‘lives’ com temáticas específicas para o setor da construção civil. No ano passado, o projeto da plataforma foi um dos finalistas na Convocatória sobre Inovação, E-Formalização e Desenvolvimento de Competências da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Fonte: Observatório da Indústria/CE.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content