PF usa satélite contra desmatamento e tráfico de drogas no Cariri cearense
A tecnologia, também ajuda a localizar e combater o plantio de maconha na região.
Conhecido como uma das regiões mais ricas em biodiversidade em todo o Brasil, o Cariri cearense tem sido monitorado pela Polícia Federal, com o intuito de preservar a riqueza natural, que chama a atenção, tanto de pessoas comuns, quanto de cientistas que atuam na pesquisa do meio ambiente. A PF, com sede em Juazeiro do Norte, tem adotado o uso de imagens georreferenciadas por satélite. O foco principal do projeto é voltado ao combate ao desmatamento, mas também atua no combate ao tráfico de drogas, com a identificação de plantações de maconha na região.
“O uso de imagens por satélite é útil quando tratamos, principalmente, de crimes como o desmatamento em Áreas de Proteção Ambiental (APAs) federais, identificando-se áreas suspeitas de ações criminosas e elaborando-se a cronologia da área; podendo antever crimes, para que não se efetivem na sua totalidade”, explica a PF.
A tecnologia, diz a PF, auxilia as “investigações decorrentes da análise das imagens, que tramitam em sigilo”. Um dos agentes é especializado para o combate às práticas ilícitas na região, com uso de imagens por satélite.
“A expertise se dá pelo conhecimento da região que se investiga em cotejo com as ferramentas tecnológicas. No caso, um dos policiais tem mais 25 anos de experiência policial, que adota para fins de localizar cultivos ilícitos de drogas em todo Brasil, haja vista o conhecimento de área ao longo dos trabalhos desenvolvidos com o fim da erradicação de drogas ilícitas”, conclui a PF.
Fonte: Jornal do Cariri.