Aplicativos iniciam agosto com campanha contra fake News

Compartilhe

Amplamente usado para espalhar fake news, o aplicativo WhatsApp pretende dar mais amplitude às ações de combate às notícias falsas durante o pleito deste ano.

De acordo com a multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones, a campanha, chamada de ‘Vamos juntos combater as informações falsas’, tem a intenção de dar mais visibilidade para as parcerias estabelecidas, que restringem a circulação de conteúdo mentiroso na plataforma. Ela será veiculada ao Facebook, Instagram, YouTube, portais, jornais, revistas e rádios.

Aplicativos de olho nas fake news (Foto: divulgação).

Uma das parcerias promovidas, é com a Aliança Internacional de Checagem de Fatos, organização composta por mais de 30 veículos de imprensa e checagens de informação no mundo todo. Outra, é com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que agora conta com um assistente virtual da Justiça Eleitoral para tirar dúvidas e oferecer informações e serviços.

“A plataforma está constantemente ampliando esforços para combater o envio de mensagens em massa, a criação de contas ou grupos de maneira automatizada, além de identificar e remover anúncios de empresas que oferecem serviços ilegais de disparos massivos e marketing político automatizado no WhatsApp. Em todos os casos judiciais em trâmite, até o momento, há decisões favoráveis ao WhatsApp determinando a interrupção do oferecimento desses serviços ilícitos”, afirma a empresa.

Também preocupado com a possibilidade de ser usado como plataforma para a circulação de fake news eleitoral, o Twitter já anunciou novas iniciativas. Existente, desde abril, deste ano, a etiqueta ‘Enganoso’, que denuncia postagens com conteúdo falso, permanecerá levando aos ‘Moments’, (espécie de página criada dentro do Twitter com publicações confiáveis sobre o tema) a postagem em questão.

No período eleitoral, que se inicia este mês, todos esses ‘Moments’ estarão na aba Eleições 2022. A identificação de postagens falsas e verdadeiras será realizada por uma equipe de jornalistas que atua todos os dias, durante 24 horas. Este mês, o Twitter também prevê ativar um chatbot em parceria com a organização da sociedade civil Politize, para tirar as principais dúvidas do público. A conversa poderá ser iniciada com uma Direct Message, ou (mensagem direta, em tradução livre) para o perfil da organização.

Fonte: Tilt.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content