Parceria entre Hemoce e projeto Laços de Família garante coleta de sangue em Sobral

Compartilhe

A iniciativa passa a fazer parte do calendário de ações do programa.

Melhorar o estoque de bolsas de sangue. Esta é a meta da parceria que une profissionais do Hemoce e do projeto Laços de Família, iniciativa do Centro Universitário Inta (Uninta) e a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará. Na prática, o projeto atende a comunidade com serviços gratuitos, no âmbito de questões jurídicas, aliadas ao ensino e a pesquisa em Sobral.

Walter Silva, diretor do Sistema de Comunicação Paraíso, contribui com a doação (Foto: Nildo Nascimento).

A secretária Krisna Lopes aproveitou o momento para se voluntariar. “Eu nunca precisei de sangue, mas sempre penso nas muitas pessoas que, por algum motivo, estão nessa situação, nos hospitais da cidade”, reflete.

Enquanto uns doam, outros passam pelo setor de tipagem sanguínea (que determina o grupo sanguíneo de uma pessoa e que tipos de sangue ou derivados de sangue ela pode receber) montado por professores e acadêmicos do curso de Farmácia do Uninta, segundo Lucas Almeida. “Nós trouxemos, também, o microscópio para mostrar as pessoas algumas estruturas celulares, como as hemácias, que são as nossas células vermelhas, além de tirar dúvidas sobre o assunto”, explica o estudante.

Krisna Lopes se prepara para doar (Foto: Mildo Nascimento).

Segundo a coordenadora administrativa do Laços de Família, Cláudia Costa, “todos que vêm aqui, ao projeto, podem participar com a doação. Estamos, na verdade, aproveitando esse espaço para ampliar a possibilidade de coleta de sangue na cidade. Então, a pessoa vem para o atendimento e faz a sua doação, caso queira participar”, reforça a coordenadora sobre o serviço, que passa a fazer parte do calendário de atividades do projeto.

De acordo com a enfermeira do Hemoce, Andreza carvalho, “é muito fácil nos convidar para esse tipo de atendimento fora do Hemoce. A pessoa entra na nossa página na internet e busca por nossos contatos. Geralmente, aproveitamos um espaço cedido para realizarmos as coletas, que podem ser feitas aqui na sede, nos distritos, ou em qualquer munício aqui da região”, explica.

O Hemoce tende cerca de 55 municípios da Zona Norte, e as coletas externas contribuem para a cobertura hospitalar. Este mês de agosto, a OAB, em Sobral, também montou um ponto de coleta de sangue, dentro das muitas atividades realizadas, ao longo deste mês, para comemorar o Dia do Advogado.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content