Metade dos brasileiros acredita que haverá segundo turno para presidente
Novos recortes da 14ª rodada da pesquisa Genial/Quaest, com entrevistas presenciais em todas as regiões do país, revelam que metade (47%) dos brasileiros acredita em um segundo turno nas eleições presidenciais deste ano.
Outros 38% entendem que o presidente será eleito logo no primeiro turno, e 15% não souberam ou não responderam.
A crença de que haverá segundo turno é amplamente disseminada entre quem diz votar no presidente e pré-candidato a presidente pelo PL, Jair Bolsonaro. Entre eles, 90% acreditam no segundo turno. Já os eleitores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tendem, em proporção menor, a apostar na decisão de primeiro turno: 67% preveem a vitória e 21% consideram que precisarão voltar às urnas em um segundo turno.
A décima quarta rodada mensal da pesquisa mostrou nesta semana Lula com 44% das intenções de voto no primeiro turno. Em segundo lugar, Bolsonaro apareceu com 32%. A vantagem do petista sobre o adversário caiu de 14 pontos percentuais para 12. Era de 16 pontos em junho e 17 em maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. Neste mês, Lula oscilou negativamente um ponto percentual enquanto Bolsonaro subiu numericamente um ponto, ambos dentro da margem de erro.
Com os novos resultados, o presidente Bolsonaro mostra que seu eleitorado permanece fiel e com tendência de expansão mês a mês. Por mais que as oscilações tenham sido dentro da margem de erro, foram contínuas desde junho.
Fonte: O Globo