73 aves silvestres são apreendidas em Sobral
A operação foi solicitada pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJCE).
Os pássaros, apreendidos pela Polícia Militar, foram encontrados em gaiolas, nessa segunda-feira (8) e terça-feira (9), tanto na sede do município, quanto no distrito de Jaibaras. Ao todo, 73 aves silvestres do tipo galo-campina, azulão, currupião, canário da terra e pintassilgo do Nordeste, foram encontrados, com outras espécies, em cativeiros irregulares.
As aves estavam alimentadas, com água nas gaiolas e, aparentemente, bem. “Esta foi a primeira apreensão do ano, desse porte, feita aqui na região pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semace). Tivemos apoio do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA)”, explicou Cássia Garrido, fiscal ambiental da Semace, que veio com uma equipe de Fortaleza para recolher os animais.
Na Capital, os pássaros serão triados, reabilitados e soltos na natureza. “São aves que ocorrem em todo o Ceará, e que a população tem o costume de criar esses animais. Nesse caso, não vimos indícios de criação para comercialização”, pontua a fiscal.
Além do resgate dos pássaros, foram aplicadas multas aos criadores. Ainda, segundo Cássia Garrido, “a gente faz um procedimento administrativo. Os pássaros não ameaçados de extinção têm um valor unitário de R$ 500. A multa vai depender da quantidade de animais que a pessoa tiver. No caso daquelas espécies em extinção, a multa sobre para R$ 5 mil, cada”. Isso depende da espécie”, alertou.