Para todas as mulheres que estão lendo…

Compartilhe

Nesta semana, o Senado acabou com a autorização obrigatória do parceiro para a realização da laqueadura. O projeto (PL 1941/2022), também reduz para 21 anos a idade mínima e, dentro do termo, também é tratado sobre o procedimento de vasectomia.

O que gera incômodo, neste caso, é lembrar que mulheres do século 21 ainda enfrentam obstáculos e isso, simplesmente, por serem mulheres. Os movimentos feministas se multiplicaram, e com eles, o voto, a educação e o direito ao emprego vieram juntos. É lamentável que, ainda hoje, se uma mulher optar por não ter filhos, entrará em uma série de julgamentos e, em alguns casos, irá até a justiça.


O Estado é peça fundamental nessa luta. É de urgência que se tenham cada vez mais investimentos em Políticas Públicas para as mulheres e, se possível, que sejam conquistadas por elas.

Um grande marco para as mulheres, debaixo de toda a violência enfrentada, é a Lei 11.340/06, que tem por nome “Lei Maria da Penha”. Abaixo listei algumas lutas vencidas por elas.

Confira:
1827 – Meninas são liberadas para frequentarem a escola
1852 – Primeiro jornal feminino
1879 – Mulheres conquistam o direito ao acesso às faculdades
1910 – O primeiro partido político feminino é criado
1932 – Mulheres conquistam o direito ao voto
1962 – Criação do Estatuto da Mulher Casada
1977 – É aprovada a Lei do Divórcio
1979 – Direito à prática do futebol
1988 – Primeiro encontro nacional de mulheres negras
2006 – Lei Maria da Penha
2015 – É sancionada a Lei do Feminicídio
2018 – A importunação sexual feminina passou a ser considerada crime

Para todas as mulheres que estão lendo… Apoiem sua amiga, irmã ou mãe, porque muitas vezes a figura masculina de sua vida não o faz. Até a próxima sexta. Sintam-se todas abraçadas!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content