Censo 2022 inicia pesquisa em áreas quilombolas

Compartilhe

Essa é a primeira vez que essa população é contada no levantamento do IBGE, que estima quase 6.000 comunidades.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lança, nesta quarta-feira (17), a coleta das informações do Censo Demográfico 2022, em áreas quilombolas espalhadas pelo Brasil.

O levantamento pretende produzir um retrato inédito dessas comunidades, pois essa é a primeira vez que a população de áreas remanescentes de quilombos é contada em um Censo. Para isso, nos questionários foi acrescentada a pergunta: ‘Você se considera quilombola?’. Em caso de resposta positiva, os entrevistados podem informar em seguida o nome das suas respectivas comunidades.

Pesquisa foi iniciada no dia 1º deste mês (Foto: divulgação/IBGE).

O IBGE descreve as comunidades quilombolas como “grupos étnicos, segundo critérios de autoatribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão historicamente sofrida”.

A coleta dos dados do Censo foi iniciada nos municípios brasileiros no dia 1º deste mês. O Instituto planeja visitar 75 milhões de domicílios, até o final de outubro. Um dos objetivos do lançamento nas áreas quilombolas é sensibilizar a população local a responder aos questionários. Um pré-mapeamento divulgado pelo IBGE estima a existência de 5.972 localidades quilombolas no País.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content