Lançada ferramenta de busca de escolas de qualidade pelo País
O espaço reúne dados de 135 mil instituições de ensino fundamental e médio de todo o Brasil
A dificuldade dos pais em encontrar escolas de qualidade para os filhos, País afora, é uma realidade. Saber se matricula o estudante em uma instituição pública ou privada, ou qual o modelo de ensino a optar, ainda causa dúvidas em muita gente. Para orientar na escolha, o Jornal a Folha de São Paulo lança a ferramenta online Buscador Escolha a Escola.
São 135 mil colégios de ensino fundamental e médio listados; públicos e particulares. Para cada um há até 14 indicadores de qualidade ou de infraestrutura. O buscador traz informações como presença ou não de laboratório de ciências, se há acessibilidade no prédio, notas no Enem e média de alunos por turma.
Os dados são compilados pelo Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pelas estatísticas do setor. As bases são do Censo Escolar, Enem e Saeb (avaliação de escolas públicas). A ideia é mostrar, num lugar só, o máximo de informações objetivas e atualizadas.
A iniciativa pode ajudar na análise da situação dos colégios, que tem sido centrada no resultado do Enem. “O resultado do exame dos formandos no ensino médio tem a vantagem de ser um indicador objetivo. Mas é insuficiente”, segundo educadores pesquisados ao longo da montagem da ferramenta.
O que foi observado na conversa com os educadores é que, primeiramente, o Enem avalia apenas os estudantes ao fim do ensino médio. Como é o único em que há grande participação de colégios particulares, muitas famílias passam a usar esse parâmetro para avaliar até o ensino infantil de uma instituição. Não há consenso sobre a confiança nos dados do Exame para avaliação de escolas.
Segundo o professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing, Ivan Soida, “as médias de escolas pequenas no Enem tendem a flutuar muito entre as edições”. Já um grupo de pesquisadores da Escola de Economia da FGV-SP revelou que “a divulgação das médias faz com que escolas particulares melhorem suas notas ao longo dos anos”.
Com essas bases, a ideia do projeto é “dar um panorama mais completo de cada escola. O buscador permite ao usuário procurar indicadores que mais lhe interessam na hora de optar por um colégio, conforme seus critérios e valores”, explicam os idealizadores da ferramenta. Mas observam. “Sejam quais forem os dados considerados, há algo indispensável na escolha de uma escola: uma visita atenta e conversas com quem a conhece”, pontuam.