Ceará e outros quatro estados tiveram mais de 20 mil ações policiais na pandemia

Compartilhe

A pesquisa consta do Relatório/ Raio, divulgado, nessa quinta-feira (18).

Em dois anos de pandemia da covid-19, entre julho de 2020 e julho de 2022, foram registrados 20.243 ações policiais. O levantamento foi feito pela Rede Observatório da Segurança Pública, em cinco dos sete estados em que atua, entre eles o Ceará.

O número representa quase a metade dos cerca de 50 mil eventos monitorados pelos observatórios estaduais, nesse período. No total, 12. 693 ações foram de patrulhamento; 6.671 operações policiais, e outras 869 ações de combate ao coronavírus. Os dados constam do Boletim/ Raio, divulgado pela Rede, nessa quinta-feira (18).

Foto: divulgação.

Dos cinco estados relacionados, que são Bahia, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, o único que registrou aumento na comparação do primeiro período da pandemia, ou seja, de julho de 2020 a julho de 2021, com o segundo (julho de 2021 e julho de 2022), foi o Rio de Janeiro. De acordo com o Boletim, entre abril, maio e junho, deste ano, a ações policiais somaram, respectivamente, 934, 932 e 631.

A alta, contabilizada no período analisado, foi de 18%, em relação ao ano passado. Ainda, segundo o levantamento, o mês de maio, deste ano, foi o de maior operação policial, quando comparado a igual período do ano passado.

O Ceará, que teve duas chacinas, nos últimos 12 meses, representando o dobro do período anterior, preocupa a Rede Observatório da Segurança Pública, “porque, os dados contabilizados de mortes, nesse recorte, que inclui o estado, significam que, a cada 10h, uma pessoa morreu durante alguma das movimentações policiais”, calcula o levantamento.

Fonte: Ceará Agora.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content