Prefeitura de Russas é investigada por supostas fraudes
Uma operação foi deflagrada nessa terça-feira (23).
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) deflagrou uma operação que investiga supostas fraudes realizadas pela Prefeitura do município de Russas, no interior do Ceará. Os agentes responsáveis pela apuração dos fatos fazem parte do Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc).
Segundo a instituição, o órgão pode ter fraudado contratos de compra de materiais e a contratação de serviços direcionados ao enfrentamento da pandemia de Covid-19. A operação, batizada de ‘Mascarados’, já cumpriu cinco mandados de busca e apreensão, em parceria com a Polícia Civil, nos municípios de Fortaleza e Pacajus.
Os alvos dos mandados foram uma entidade sem fins lucrativos, um ex-secretário de Saúde e duas empresas de confecção. Todos os suspeitos teriam envolvimento com crimes de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, organização criminosa e desvio de dinheiro público por um servidor federal.
Segundo o MPCE, a investigação teria como foco a ligação entre a Prefeitura e a entidade sem fins lucrativos, a qual teria sido responsável por contratar empresas para prestarem serviços como compra de máscaras e distribuição de panfletos. As companhias, também, seriam alvo de análise por parte dos agentes.
De acordo com o órgão, o contrato entre a Prefeitura e a empresa valeria, aproximadamente, R$ 3 milhões, porém, há indícios da ocorrência de uma simulação de gastos que não corresponderiam aos serviços prestados. Além disso, transações financeiras com o objetivo de ocultar os valores que teriam sido desviados, também estão sendo apuradas.