Ceará tem 60 pessoas com a varíola dos macacos

Compartilhe

Até o momento, dez cidades apresentam casos confirmados da infecção.

De acordo com o painel de monitoramento da doença, da plataforma IntegraSUS, 60 pessoas, distribuídas em dez cidades, já apresentam a infecção. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, a maioria dos casos são de Fortaleza, com 46 pessoas monitoradas.

Já somam 60, os casos no Ceará (Foto: divulgação.

No ranking, estão os municípios de Caucaia, Maracanaú, Russas e Sobral, com 2 casos cada. Entre as confirmações, também há um registro de uma pessoa residente do Piauí, que foi diagnosticada no Ceará.

Dos casos positivados, 59 são homens, entre 30 e 39 anos, com 27 registros; outros 20 pacientes são da faixa, entre 20 e 29 anos; e 9 têm, entre 40 e 49 anos. Há, ainda duas pessoas diagnosticadas com idades entre 10 e 19 anos.

O Ceará confirmou a primeira mulher com a infecção. A paciente, moradora da Zona Rural do município de Russas, tem 36 anos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Russas, a mulher deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no dia 8 deste mês; 3 dias após a presentar lesões características da varíola dos macacos, acompanhada de febre.

O órgão informou que, no mesmo dia, foi coletado material da paciente para exames no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Fortaleza. Segundo relato dos pacientes, os sintomas mais apresentados foram o surgimento de bolhas pelo corpo, febre, inchaço de glândulas, lesão na genitália e ânus, dor de cabeça, além de dor muscular.

Fonte: Jornal Alerta Geral.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content