Retirada ilegal de areia no Ceará termina em prisão
A ação é considerada crime contra o patrimônio da União
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), deteve três homens que extraiam areia de forma ilegal no município de Caridade, no interior do Ceará. O trio realizava a remoção do material ao lado da BR-020.
Segundo instituição, “os homens foram detidos por agentes que patrulhavam a região. Os policiais realizaram a fiscalização de um caminhão que estava sendo preenchido com areia, e constataram que o carregamento havia sido obtido sem autorização legal”.
O motorista do veículo indicou o local da extração aos agentes, chamado Ipueira dos Gomes, localizado próximo ao Rio Camarão. No lugar, algumas pessoas ainda estavam realizando a retirada da areia, em um processo conhecido como barreiro.
A ação é considerada crime contra o patrimônio da União, e pode acarretar danos ao leito dos rios da região. Dois homens que atuavam no local e o condutor do caminhão abordado pelos agentes foram encaminhados para a sede da Polícia Federal, em Fortaleza.
A instituição ficará responsável por investigar o caso e determinar a prática de usurpação de bem ou matéria-prima; de crime ambiental por retirada de recursos minerais sem autorização da Agência Nacional de Mineração; e de crime contra o patrimônio da União.
No final da semana passada, a Polícia Militar no Ceará havia realizado a detenção de um empresário de 48 anos que construía chalés em uma Área de Preservação Ambiental (APA), na Praia das Curimãs, localizada em Barroquinha, no Litoral Oeste do estado. Além da prisão, foi afixada multa de R$ 31 mil, ao invasor, pelo crime ambiental.