59 cidades do Ceará já têm casos suspeitos da varíola dos macacos
Os dados são do Integra SUS, vinculado à Secretaria de Saúde do Estado.
Vivenciando a transmissão comunitária da varíola dos macacos, o Ceará já confirmou 77 casos da doença, até essa segunda-feira (5), na Capital. Além de Fortaleza, que concentra 57 infecções, pelo menos 10 cidades têm a presença da virose. Quase 60 municípios já registram suspeitas.
Mais de 310 casos suspeitos da infecção têm sido investigados no estado, ou seja, aguardam confirmação por exame laboratorial. Outros 32 são classificados como ‘prováveis’.
No caso suspeito, o indivíduo apresenta lesões de pele sugestivas à enfermidade ou inchaço peniano, além de dores pelo corpo e febre.
Já o caso provável é considerado suspeito, sem exame laboratorial para a doença ou com resultado inconclusivo, mas que não pode ser descartado, em função dos sintomas típicos ou de exposição do paciente à doença.
Os dados são do Integra SUS, plataforma da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), atualizados, até segunda-feira (5). O painel segue ‘offline’, neste feriado de 7 de Setembro, para a revisão de dados, assim como esteve durante todo o dia, dessa terça-feira (6).