Ceará recebe a IV Feira Nacional de Artesanato e Cultura
A Feira (Fenacce) começa, nessa sexta-feira (16), a partir das 17 horas, trazendo ao Centro de Eventos do Ceará (CEC), em Fortaleza, uma média de mil artesãos, representando as cinco regiões do País, distribuídos em 288 estandes.
A Fenacce segue até domingo (25), e conta com entrada solidária, incentivando a doação de dois quilos de alimentos. O pavilhão dos expositores receberá visitas de 15 às 21 horas, de segunda a sexta-feira, e das 10 às 21 horas, aos finais de semana. Os alimentos arrecadados serão destinados aos programas Mesa Brasil Sesc e Mais Nutrição do Governo do Estado.
Ao longo de dez dias de geração de negócios, tendo o artesanato como ponto central, a Feira também apresenta ao público uma programação diversificada com oficinas, palestras, atrações culturais, shows, e apresentações de astronomia.
Um dos destaques, é o show do cantor Gabriel Sater, que interpreta o Trindade na telenovela Pantanal. A apresentação ocorrerá no domingo (18), às 20 horas. A entrada segue a mesma orientação da Feira, 2 quilos de alimentos, com acesso limitado à capacidade do local.
A ideia da Feira é que o público encontre o melhor do artesanato de todas as partes do País com peças únicas, como as dos artesãos do Tocantins, que utilizam o capim dourado como matéria-prima; as pinturas em madeira do Acre; as biojoias do Mato Grosso do Sul; as Pêssankas de Santa Catarina (uma tradição ucraniana de ovos decorados); entre tantas outras técnicas presentes de cada estado brasileiro.
Para valorizar a memória e tradição do povo cearense, o evento conta, ainda, com uma Ala dos Mestres, com trabalhos de 21 mestres da cultura do Ceará. Ainda, para incentivar os artesãos no desenvolvimento de seus produtos e negócios, durante a Fenacce, serão realizadas mais de 50 oficinas e palestras gratuitas pensadas para qualificar os empreendedores que atuam na cadeia da economia criativa. Na abertura, no dia 16, ocorrerá, às 18h, a palestra “Como Transformar Artesanato em Negócio”.
De acordo com Stella Pavan, organizadora da Fenacce e presidente do Sindieventos CE, o evento teve um investimento de mais de R$3 milhões e vai gerar cerca de 2.500 postos de trabalhos temporários de forma direta ou indireta. “A expectativa é de movimentar mais de R$ 15 milhões e receber mais de 50 mil visitantes em 10 dias de Feira, que já faz parte do calendário nacional, sendo reconhecida pelo PAB, Sebrae e ApexBrasil, por meio de incentivos e da Rodada Internacional de Artesanato”, comemora.
Ainda, segundo Pavan, a Fenacce “gera um forte impacto na economia em setores como Turismo, gerando fluxo em hotéis, transportes, restaurantes e lazer. Uma grande oportunidade de aquecer o Mercado depois de 2 anos de pandemia”, afirma.