Golpe oferece caixa de cerveja para roubar dados no WhatsApp

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A marca de cervejas Heineken voltou a ser utilizada como isca para um golpe que vem se disseminando pelo WhatsApp.

O golpe voltou a ser aplicado, desde a última semana. A promessa é a entrega de um minifrigorífico da empresa, lotado de long necks da cerveja, em troca de um cadastro simples e o compartilhamento do link da oferta pelo mensageiro, “um tipo de ataque clássico que, de tempos em tempos, volta a atingir os usuários”, dizem pessoas ligadas à tecnologia.

A fraude usa, também, a Oktoberfest 2022, tradicional festa dos cervejeiros, como forma de dar maior aparência de legitimidade à oferta. Seriam 30 unidades de Heineken gratuitas para os primeiros que preencherem o cadastro e realizarem o compartilhamento do link, que chega ocultado por encurtador (usado para minimizar um link longo). Com o encurtador é possível diminuir o tamanho do link, criando uma URL para compartilhamento rápido, como forma de evitar uma detecção da fraude.

A prática, também, envolve um questionário rápido que, não importa a resposta, sempre contempla o usuário com um prêmio, desde que ele envie o link para mais gente. Grupos no WhatsApp e contatos próximos, como familiares, amigos e cônjuges, são a preferência para disseminação dos ataques, que visa obter dados pessoais que vão diretamente para a mão dos golpistas.

O golpe foi assunto de alerta da própria Heineken que, pelo Twitter, negou a realização de promoções desse tipo. A marca, também, afirmou que “não solicita dados nem realiza atendimentos por meio do WhatsApp, indicando números oficiais e perfis nas redes sociais para contato com os clientes”.

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