Lojas Americanas pode pagar multa de R$ 15 milhões por venda de vapes
A comercialização dos cigarros eletrônicos é proibida pela Anvisa.
O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), no Ceará, autuou as Lojas Americanas, por estarem vendendo cigarros eletrônicos em seu site.
Após a notificação, a empresa deve apresentar uma defesa em até 20 dias. A multa aplicável pode chegar ao valor de R$ 15 milhões. E em julho deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) manteve a proibição da venda de dispositivos eletrônicos para fumar.
De acordo com a Anvisa, não há dados suficientes que comprovem a segurança do uso dos chamados ‘vapes’, por isso, foram proibidos. Apesar da proibição, não é raro encontrar cigarros eletrônicos, ainda sendo amplamente consumidos na sociedade. No site das Lojas Americanas, há diversos modelos de inúmeras marcas. De acordo com a empresa, no marketplace existem mais de 140 mil lojas que vendem seus produtos diretamente.
“Se e quando identificada qualquer desconformidade, adotamos as providências necessárias, que vão desde a retirada do item, até o descredenciamento da loja”, informaram as Lojas Americanas.