Botão de editar tuítes pode chegar na próxima semana
O Twitter está próximo de, finalmente, lançar o botão de edição de tuítes, a partir do dia 21 deste mês.
A empresa divulgou a novidade, mas esclareceu que, por enquanto, será apenas para assinantes do Twitter Blue. A afirmação é do jornalista Casey Newton, da Platformer, que teria obtido, de primeira mão, a informação de alguém de dentro desse processo todo.
Newton sugere que o lançamento inicial será para os assinantes da Nova Zelândia; que já eram apontados como os primeiros a enxergar como será o visual dos posts editados. Somente após a observação do uso pelos neozelandeses, é que a plataforma expandirá para os usuários nos Estados Unidos, Austrália e Canadá.
A rede social do passarinho azul anunciou, no início deste mês, que já estava com testes do recurso. Exibiu uma imagem que mostra como será um ‘tuíte editado’, e disse que somente um pequeno grupo de selecionados teria acesso na fase inicial, mas que os assinantes do Twitter Blue seriam convidados a experimentar em breve.
O Twitter Blue é um serviço de assinatura com pagamento mensal, que oferece acesso a recursos ‘premium’, como artigos sem anúncios, ferramentas extras e acesso antecipado a novidades ainda em fase de testes. Por enquanto, está disponível apenas na Austrália, no Canadá, nos Estados Unidos e na Nova Zelândia, sem previsão de chegar ao Brasil.
O editor de tuítes permite fazer até cinco alterações em um post, em até 30 minutos, após a publicação. O recurso foi pensado para ajudar quem cometeu algum erro de digitação, esqueceu de fazer o upload de um arquivo de mídia ou não marcou as ‘hashtags’ corretas, antes de o conteúdo se tornar público.
Por ser algo aparentemente simples, usuários pediam a introdução há muitos anos, sempre tendo um não como resposta. O ex-CEO e fundador do Twitter Jack Dorsey, por exemplo, era um dos mais resistentes à mudança, por temer o abuso, alterando o sentido de posts ou colocando imagens impróprias no lugar da original.
Mas a direção atual da rede decidiu seguir com a ideia. Além disso, os tuítes editados serão marcados com um ícone de lápis, um carimbo com a data e hora e um rótulo para diferenciá-lo do post original. Será possível também verificar todo o histórico de edição de um ‘tweet’, para que ninguém tente prejudicar o outro.
Fonte: CanalTech.