Idoso é detido em Tianguá por tráfico de aves
Os pássaros seriam vendidos em feiras livres em Fortaleza.
Um idoso de 65 anos foi detido na tarde desse sábado (17), por volta das 17h, no km 315 da BR 222, em Tianguá, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), por trafico de animais. De acordo com a PRF, no porta malas do veículo, conduzido pelo homem, foram encontradas diversas caixas de papelão contendo aves em condições degradantes de transporte.
As caixas tinham pequenos furos, sem ventilação, sem água e comida para os animais. O condutor informou aos agentes que comprou os pássaros no Estado do Piauí por R$ 6 mil e que iria comercializá-los em feiras livres em Fortaleza. Ao todo foram resgatados 66 aves, sendo 64 papagaios verdadeiros (Amazona Aestiva) e dois papacapim (Sporophila Nigricollis).
A abordagem
Os policiais abordaram o veículo GM Corsa, perceberam o nervosismo do idoso e falta de conexão nas informações sobre sua viagem e, na vistoria, foi constatado o crime. O homem foi autuado por matar, perseguir, caçar, apanhar e vender espécies de fauna silvestre.
O idoso bem como o veículo e os animais foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Tianguá. As aves serão, posteriormente, levadas para o Instituto Chico Mendes na Serra da Ibiapaba e em seguida encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres em Cocal no Piauí onde serão inseridos de volta na natureza.