Jogador Danilo Luiz cria projeto que discute saúde mental
Junto com seus parceiros de projeto, Pedro Pirim e Felipe Cantieri, Danilo Luiz mobiliza o projeto Voz Futura, no Instagram e no Youtube.
Criado no início desse ano, o projeto Voz Futura realiza debates e inspira pessoas ao autocuidado. Em meio à rotina de jogos e treinamentos pelo Juventus, da Itália, o jogador de 31 anos reserva espaço para escrever textos, dar dicas de leitura e promover conversas nas páginas que criou nas redes sociais.
A Voz Futura surgiu em meio ao isolamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19.
“Eu lia bastante e aquilo me fazia mal, estava consumindo muita notícia negativa, tragédia. Claro, estou de acordo que essas informações são necessárias para entender o mundo, fazer as avaliações do que é bom ou ruim, mas aquilo estava afetando meu dia a dia, minha energia. Eu falei: ‘Não estou fazendo nada, estou em casa à toa, gostaria de ajudar mais, trazer mídia propositiva, frase boa de ler, ações bacanas, conversa legal e produtiva'”, conta Danilo.
Ele também propõe avaliar o papel dos jogadores perante os fãs, a relação entre atletas e imprensa e a forma como o jogo é analisado. Os temas foram abordados em texto publicado por ele após a derrota do Brasil na final da Copa América de 2021 para a Argentina. “Como atleta profissional, representante dessa classe, entendo que é necessário cada vez mais demonstrarmos aquilo que somos, ‘gente da gente’ , encurtar as distâncias e assumir as responsabilidades, não só profissionais, mas também sociais, de nossa profissão”, afirma.
Com a bagagem de quem já trabalhou com alguns dos principais técnicos do mundo, como Zidane, Guardiola, Sarri e Allegri, Danilo se aproxima do Mundial do Catar como um dos homens de confiança de Tite e dizendo estar na plenitude física, técnica e também mental.
“Primeiro buscamos aprender, talvez ensinar, mas sem dúvida crescer.” Esse é o lema do Voz Futura, que, segundo Danilo, não tem pauta nem periodicidade pré-definidos. Tudo varia de acordo com a agenda e o interesse do jogador e de seus parceiros de projeto, Pedro Pirim e Felipe Cantieri.
O tema da saúde mental é um dos mais recorrentes na página, que tem o amarelo como predominante na identidade visual. Danilo e seus colegas mesclam as postagens de textos reflexivos com poemas, divulgação de notícias positivas e até dicas de livros e filmes.
Fonte: GE.