Encontro apresenta o potencial energético do Ceará

Compartilhe

A ideia é mostrar o estado como cenário de investimento e oportunidades para o segmento de energia.

Tem início hoje (21) o Proenergia Summit 2022, no Centro de Eventos do Ceará. Essa quarta edição foca na transição energética para opções limpas e que reduzem o impacto no meio ambiente. A programação segue até amanhã (22).

Por meio de palestras, discussões e exposições, o evento discute temas como o hidrogênio verde, descarbonização dos processos, mobilidade urbana, cidades sustentáveis, transporte de energias, eólica offshore, entre outros. Haverá também um espaço dedicado a uma rodada de negócios.

“Para se ter uma ideia, hoje, 70% da matriz energética brasileira é composta por fontes limpas e renováveis. No Ceará, esse percentual já ultrapassa 60%, com perspectivas bem positivas de ampliação desse dado, com o avanço de fontes como eólica e solar e do hidrogênio verde, que necessita dessas fontes de energia limpas como matéria-prima”, pontua Luiz Carlos Queiroz, presidente do Sindienergia-CE, uma das entidades que organiza o Proenergia Summit 2022.

O presidente explica que já foram assinados 22 protocolos de intenção com empresas de todo o mundo para produção de hidrogênio verde no Ceará. Durante o evento, mais um será oficializado com o Complexo do Pecém. “Teremos diversas palestras relacionadas ao hidrogênio verde no evento, como um dos impulsionadores dessa transição energética”, adianta.

“Aqui, abrigamos um celeiro de infinitas possibilidades, que envolvem condições climáticas e ambientais extremamente favoráveis a uma produção gigantesca de energias renováveis, suficientes para abastecer o mercado local e até mesmo exportar, a médio e longo prazo, e pelas condições logísticas, como o Complexo do Pecém e a ligação e proximidade com os principais portos mundiais”, reforça Queiroz.

No último mês de junho, o Sindienergia realizou uma missão empresarial na Europa, atuando como representante da Fiec, na qual conheceu e fez contato com importantes empresas, instituições e players do segmento de energia, com o objetivo de mostrar o potencial do Ceará.

Na lista de participantes estão Adolfo Sachsida, Ministro de Minas e Energia, Ronaldo Koluszuk, presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Eduardo Ricotta, presidente da Vestas, Armando Abreu e Gustavo Silva, presidente e diretor da Qair, respectivamente, e representantes de empresas ligadas ao segmento de energia.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content