Saiba o que fazer com corpo estranho no olho

Compartilhe

Qualquer coisa que atinja o olho, já provoca uma alta sensibilidade, por causa da grande quantidade de nervos na região.

Sejam superficiais ou profundos, os corpos estranhos como cisco, pedrinhas, cabelo, areia, entre outros, devem ser retirados, porque podem levar à cegueira em casos mais graves. Luciene Barbosa de Sousa, doutora em oftalmologia pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), esclarece que “os corpos estranhos superficiais são simples de tratar, mas nem por isso deixam de ser perigosos”, alerta.

“O ideal é que qualquer coisa estranha seja retirada. Fragmentos de ferro ou cobre, por exemplo, devem sempre ser retirados, porque são tóxicos e, mesmo o paciente não sentindo nada, pode ter perda de visão irreversível com o tempo”, explica.

Hamilton Moreira, professor de oftalmologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná e ex-presidente do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), afirma que a maior parte do público afetado está entre 20 e 40 anos. “Os materiais envolvidos nesses incidentes são diversos como fios de cabelo, pedaços de plantas, insetos ou grãos de areia, sendo os metálicos os que mais levam ao atendimento hospitalar”, diz o médico.

Os corpos estranhos superficiais, vindos com o vento ou em acidentes de trabalho, também, fazem parte da maioria dos casos, dizem os médicos. Pessoas que andam de moto com os olhos desprotegidos estão bastante expostas a qualquer tipo de risco ao globo ocular, como a entrada de mosquitos ou abelhas.

Pedro Carricondo, diretor do departamento de emergência médica do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), orienta que “o ideal seria fazer uma avaliação médica o mais rapidamente possível, mas dá para iniciar o tratamento em casa lavando os olhos abundantemente, de preferência, com soro fisiológico. O uso de lágrima artificial também ajuda”, orienta.

“Tente virar as pálpebras para procurar o corpo estranho, mas se não encontrá-lo, e os sintomas persistirem, o olho deve ser tampado para que um profissional especializado avalie o caso o mais rápido possível. É importante lembrar que o único colírio recomendável sem consulta com o oftalmologista é a lágrima artificial. Os outros colírios (antibióticos e corticoides), dependendo do caso, trazem riscos como o agravamento de uma infecção”, expõe, o médico.

Oftalmologistas, também adiantam que, “caso o corpo estranho não cause infecção, a cicatrização do olho afetado ocorre em 24 ou 48 horas”, concluem.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content