Brasil participa de estudo sobre recuperação de aprendizagens

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O País foi um dos dez selecionados para um estudo de caso de Avaliação do Enfrentamento da Crise de Aprendizagem

A pesquisa, com apoio do Banco Mundial para a Educação Básica (2012-2022), é conduzida pelo Grupo Independente de Avaliação (IEG) do Banco Mundial. A seleção é fruto de uma ação do MEC para mitigar os impactos da crise sanitária no setor: o Plano Nacional de Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica. “Uma política moderna, que garante apoio técnico e pedagógico aos profissionais da educação. Tudo realizado, gratuitamente, e com tecnologia de ponta”, informa o Ministério.

Uma parte importante do estudo de caso consistirá nas entrevistas com o pessoal relevante do Banco Mundial e outras partes interessadas, incluindo contrapartes governamentais, acadêmicas, ‘think tanks’, e organizações da sociedade civil. As entrevistas virtuais ocorrerão, entre este mês de setembro e outubro. Todas as entrevistas serão mantidas em anonimato para encorajar o compartilhamento de experiências e para respeitar a confidencialidade das respostas recebidas. A entrega do relatório final de avaliação é esperada até o final do ano fiscal. Uma versão preliminar do relatório será compartilhada para comentários antes de sua finalização.

O estudo de caso analisará, também, o apoio do Banco Mundial ao Brasil para a melhoria da qualidade da educação básica e o enfrentamento da crise nos resultados de aprendizagem, que foi aprofundada pelo fechamento das escolas durante a pandemia global. O estudo pretende examinar o pacote completo de apoios do Banco Mundial para melhorar a qualidade da educação e os resultados de aprendizagem, incluindo apoio financeiro, assistência técnica, diálogos políticos e parcerias estratégicas.

Operações relevantes na Unidade de Gerenciamento do País relacionadas à Prática Global de Educação (GP) e outras Práticas Globais que tenham diretamente apoiado a educação básica, também, serão contempladas pelo projeto, “como por exemplo, trabalhos sobre transferência de renda sob a Prática Global de Proteção Social ou operações de políticas de desenvolvimento de Práticas Globais não educacionais que incentivem reformas nas políticas ou ações educacionais”, informa o MEC.

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