China abre mercado para amendoim do Brasil
O governo chinês concedeu autorização para 47 empresas brasileiras exportarem o produto.
Uma reunião com equipes técnicas do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Administração-Geral de Aduanas da China (GACC) confirmou a conclusão de todas as etapas técnicas necessárias para as exportações brasileiras de amendoim.
A GACC já concedeu autorização para 47 empresas brasileiras do setor de amendoim agilizarem o transporte do produto. A abertura para a exportação já está valendo. As empresas foram habilitadas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa.
Maior consumidor de amendoim do mundo, a China importa, anualmente, mais de US$ 800 milhões em amendoim. De janeiro a maio deste ano, foram 248.150.853 quilos do produto. Segundo o Ministério da Agricultura, “o Brasil tem todas as condições para alcançar uma boa participação nestas exportações, ampliando a pauta de vendas para a China”, revela.
A abertura do mercado chinês para o amendoim brasileiro faz parte de um pacote de avanços alcançados nas negociações bilaterais neste ano, possivelmente o mais importante em mais de uma década. “Isso mostra que a nossa segunda safra, que é do amendoim, do gergelim e do sorgo, começa a ter espaço nas nossas exportações”, destaca o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, acrescentando que a abertura do novo mercado irá propiciar ampliação das exportações do produto, geração de empregos e renda no Brasil.
Além do amendoim, há expectativa de finalização ainda este ano das negociações para exportações de gergelim e sorgo. Foram também concluídas as negociações para exportações de farelo e proteína de soja, bem como de polpa cítrica, que podem ser exportadas dentro de poucas semanas. O Mapa trabalha ainda para a autorização, em breve, das vendas de uvas ao mercado chinês, assim como de farinhas de aves e de suínos.
Com a abertura do mercado chinês para o amendoim brasileiro, o Brasil chegou a 43 novos mercados abertos para os produtos agropecuários, até setembro deste ano. Desde 2019, o número de mercados abertos chegou a 229, em um total de 54 países, sendo 26 asiáticos, 19 americanos, oito africanos e um na Oceania.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), obtidos por meio do ComexStat, no ano passado, o Brasil exportou o equivalente a US$ 330,5 milhões do produto (256,6 mil toneladas). As exportações brasileiras têm como principal destino os países do bloco europeu.
Fonte: Ministério da Agricultura.