Brasil fortalece cooperação com a Índia para educação superior
Em evento sobre educação e visitas técnicas, a comitiva do MEC prospecta acordos, dentre eles, o intercâmbio de professores e estudantes.
A missão brasileira na Índia, realizada entre os dias 19 e 22 deste mês, busca fortalecer e atuar na prospecção de futuros acordos na área da educação superior. Além de marcar presença na Cúpula Asiática em Educação e Habilidades (ASES), a comitiva do Ministério da Educação (MEC), representada por técnicos da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Assessoria Internacional (AI) da Pasta, visitou centros e polos universitários renomados do País asiático.
Na Cúpula, o secretário-adjunto de Educação Superior do MEC, Eduardo Gomes Salgado, participou de um painel de debates sobre a sustentabilidade, expansão e qualidade dos sistemas educacionais, apresentando ações e projetos desenvolvidos no Brasil, no âmbito da Pasta.
Um dos destaques foi o Reuni Digital – Programa para Expansão da EaD nas Universidades Públicas Federais. Entre seus objetivos, o Programa visa à ampliação do acesso e da permanência dos estudantes na educação superior pública, por meio da educação a distância, e assegurar a qualidade da oferta, representando uma importante ferramenta para promover o atingimento da Meta 12 do Plano Nacional de Educação.
O secretário-adjunto apresentou, ainda, o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), executado em parceria pelo MEC e o Ministério das Relações Exteriores, que oferece a estudantes estrangeiros a oportunidade de realizarem seus estudos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.
De acordo com os representantes do MEC, “além da troca de experiência sobre educação superior, os encontros serviram para a prospecção de futuros acordos entre instituições de ensino dos dois países, especialmente, na área de intercâmbio de estudantes e docentes”, pontua a pasta.
Fonte: Assessoria de Comunicação do MEC com informações da Assessoria Internacional.