Mulheres conquistam mais espaço nas eleições no Ceará

Compartilhe

Esta é a maior bancada feminina da Assembleia Legislativa formada em 188 anos de história da Casa.

As mulheres da política cearense conseguiram dar mais um passo em busca de ampliar sua participação no cenário político do estado. Com o resultado das eleições deste ano e, a partir de 2023, elas irão ocupar 9 das 46 vagas na Assembleia Legislativa. Será a maior bancada feminina nos 188 anos de existência do Legislativo Estadual do Ceará. Das 9 deputadas estaduais, apenas uma – Dra. Silvana (PL), foi reeleita.

A bancada feminina será formada pelas deputadas Marta Gonçalves (PL), Dra. Silvana (PL), Gabriella Aguiar (PSD), Luana Ribeiro (Cidadania), Lia Gomes (PDT), Jô Farias (PT), Juliana Lucena (PT), Larissa Gaspar (PT) e Emília Pessoa (PSDB). Marta, esposa do prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, é, entre, as deputadas estaduais eleitas, a campeã de votos. Ela recebeu 112.787 votos.

A segunda maior votação é da atual deputada Dra. Silvana, uma das vozes mais ativas na defesa do Governo Bolsonaro e esposa do deputado federal reeleito Jaziel Pereira. Silvana recebeu 83.423 votos, votação superior aos 61.244 votos que a garantiram o mandato em 2018. Filha da prefeita de Tauá, Patrícia, e do ex-conselheiro do TCM, Domingos Filho, Gabriella Aguiar recebeu a terceira maior votação da bancada feminina, com 83.128 votos.

De certa forma, todas as eleitas entram no embate político no Ceará trazidas e apoiadas pelas mãos de familiares políticos, em sua maioria homens. A relação de deputadas estaduais tem, ainda, a médica Lia Gomes, irmã de Cid, Ciro e Ivo Gomes, a esposa do prefeito de Cascavel, Tiago Ribeiro, Luana Ribeiro, do Cidadania, a primeira dama de Horizonte, Jô Farias, a filha do prefeito de Limoeiro do Norte, José Maria Lucena, Juliana Lucena, a vereadora de Fortaleza, Larissa Gaspar, e a ex-vereadora de Caucaia, Emília Pessoa. Jô passa, a partir de primeiro de fevereiro de 2023, a ocupar a cadeira o esposo Nezinho que, em 2018, foi eleito deputado estadual e renunciou ao mandato após conquistar, em 2020, a Prefeitura de Horizonte.

Na lista, abaixo, os nomes das novas representantes do Ceará no cenário legislativo estadual e seus respectivos partidos e votos:

  1. Marta Gonçalves (PL) 112.787 votos;
  2. Dra Silvana (PL) 83.423 votos;
  3. Gabriella Aguiar (PSD) 83.128 votos;
  4. Lia Gomes (PDT) 67.000 votos;
  5. Luana Ribeiro (Cidadania) 51.548 votos;
  6. Jô Farias (PT) 47.816 votos;
  7. Juliana Lucena (PT) 45.474 votos;
  8. Larissa Gaspar (PT) 37.887 votos;
  9. Emilia Pessoa (PSDB) 33.275 votos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content