Trabalhadores da Amazon fazem greve depois de incêndio

Compartilhe

Os funcionários, também, articulam a criação de um sindicato.

Mais de 100 trabalhadores da Amazon pararam suas atividades durante cerca de três horas, após um incêndio ter se alastrado, na manhã desta quarta-feira (5), em um centro de distribuição, em Staten Island, Nova Iorque. Os colaboradores do turno da noite foram transferidos para uma sala de descanso, enquanto os bombeiros combatiam o incêndio em uma lixeira numa doca de embarque ao lado do armazém JFK8. E, de acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, que foi chamado ao local por volta das 16h (horário de Brasília). Ninguém ficou ferido.

Chris Smalls, presidente da Amazon Labor Union (ALU), afirmou que cerca de 500 funcionários se recusaram a trabalhar, ocuparam o escritório de recursos humanos e exigiram folga remunerada pela noite. Paul Flaningan, porta-voz da Amazon afirmou que “todos os funcionários foram evacuados com segurança e os funcionários do turno diurno foram mandados para casa com pagamento”, informou.

“O FDNY certificou que o prédio é seguro e, naquele momento, pedimos a todos os funcionários do turno da noite que se apresentassem em seus turnos regulares. Enquanto a grande maioria dos funcionários se reportava aos seus postos de trabalho, um pequeno grupo se recusou a retornar e permaneceu no prédio sem autorização”.

Os trabalhadores do armazém haviam votado para formar um sindicato, no início deste ano, e a Amazon contestou os resultados da eleição. No mês passado, um auditor recomendou que o Conselho Nacional de Relações Trabalhistas rejeitasse as alegações da Amazon que a votação era inválida e autorizasse o sindicato. Aguardando novos recursos, a empresa não iniciou negociações de contratos sindicais.

Enquanto isso, colaboradores de outro armazém da Amazon estão tentando se sindicalizar com a ALU. No final deste mês, uma eleição será realizada em um centro de distribuição fora de Albany. Em meio aos esforços de sindicalização em toda a empresa, a Amazon anunciou esta semana que aumentará o salário dos trabalhadores por hora.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content