Fórmula 1: Verstappen é favorito no 6º GP do Japão
Vitória com volta mais rápida assegura o bicampeonato do holandês, mas rivais podem adiar definição, mesmo se não pontuarem.
As contas do Grande Prêmio do Japão são, à primeira vista, simples. Max Verstappen precisa vencer para ser campeão. Do outro lado, Charles Leclerc e Sergio Pérez precisam vencer para tentar adiar o título do holandês.
Mas, a partir daí, são muitas as variáveis. Verstappen pode ser bicampeão, mesmo se não vencer, enquanto os rivais podem conseguir adiar a definição mesmo se não pontuarem. Se ganhar, o holandês já tira as chances de Pérez; se for o primeiro, com volta mais rápida, elimina, também, as possibilidades de Leclerc, e assegura o bicampeonato. Mas se não chegar, pelo menos, na sexta posição, no domingo (9), o holandês da Red Bull já não tem chances de faturar o título, independentemente dos rivais.
Passado o GP de Singapura, Max Verstappen lidera o Mundial de pilotos com 341 pontos, contra 237 pontos de Charles Leclerc e 235 de Sergio Pérez. Faltam cinco GPs para o fim da temporada. Com base nessas informações, confira os cálculos que podem dar a Verstappen o título da temporada 2022 já em Suzuka.
Se Verstappen for o sétimo colocado com a volta mais rápida, chegará a 348 pontos. Nesse caso, mesmo se não pontuar em Suzuka, Leclerc ainda poderá chegar a 349, até o fim do ano, o que adiaria por mais uma etapa a definição do título. Pérez já estaria eliminado.
O mexicano só tem chances se o companheiro de Red Bull for no máximo oitavo, mesmo marcando a volta mais rápida. Aí, o holandês chegaria a 346 pontos. Mesmo se Checo não pontuar no Japão, poderia alcançar 347 pontos até o fim do ano.
Fonte: Band Esportes.