Brasil têm encontros internacionais sobre educação
Entre os países visitados estão Ásia e Indonésia.
O Brasil participou de uma série de eventos multilaterais e de encontros bilaterais com variadas lideranças internacionais durante os meses de agosto e setembro. O objetivo foi apresentar políticas educacionais bem-sucedidas e “trocar experiências sobre as melhores práticas internacionais, identificando metodologias inovadoras que possam ser incorporadas no ensino do país e prospectando futuras parcerias que beneficiem os estudantes brasileiros”, de acordo com o MEC.
Singapura, um dos primeiros destinos da comitiva do Ministério da Educação, ostenta os melhores desempenhos nas avaliações internacionais de educação, é referência em currículo escolar e no modelo de valorização e formação dos professores. Durante as visitas técnicas ao país do Sudeste Asiático, foram compartilhadas boas experiências na área do ensino.
Em Bali, na Indonésia, durante o encontro do G20, que reuniu ministros da Educação das principais potências do mundo, o MEC compartilhou as políticas educacionais em andamento no Brasil e ouviu as principais ações dos países. Além disso, participou de encontros bilaterais com representantes da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); da Índia; Indonésia; Austrália; Banco Mundial, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, além de algumas trocas informais.
Entre os temas abordados nas ocasiões estavam o desenvolvimento de pesquisas de bioenergia, mineração, medicina e tecnologia; além da atualização dos currículos; estratégias adotadas para a recuperação das aprendizagens dos estudantes, neste momento pós-pandemia; educação básica; primeira infância e implantação de projetos sustentáveis e projeto socioemocional nas escolas.
O Ministério da Educação também esteve na Flórida, Estados Unidos, para participar do Gartner Data & Analytics Summit. A Conferência reuniu os principais líderes do setor de dados, análises e negócios do mundo para conhecer e discutir tecnologias e tendências de mercado. Na ocasião, representante da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, do MEC, pôde trocar experiências sobre estratégias de gestão e governança de dados dentro da Pasta.
Hoje, um dos maiores desafios que as instituições educacionais enfrentam é o crescimento exponencial dos dados educacionais e a transformação desses dados em novos insights que podem beneficiar os alunos, os professores e os gestores educacionais. O MEC conduz projetos estratégicos como a Rede Aprender, que visa consolidar uma estrutura de interoperabilidade de dados do ecossistema educacional apoiando, de forma mais efetiva, a oferta de serviços digitais e abastecer as políticas públicas.
Fonte: MEC.