Robô que faz batata frita ameaça empregos nos EUA
O dispositivo, similar aos utilizados nas linhas de produção de automóveis, desempenha diversas atividades na cozinha.
O robô criado para executar tarefas nos restaurantes americanos, consegue tirar a comida congelada de um freezer, mergulhá-la em óleo quente e, em seguida, tirá-la da fritadeira e depositar o alimento pronto em uma bandeja para que seja servido.
O Flippy 2 é um chef ágil, já que pode preparar várias receitas ao mesmo tempo, diminuindo o número de funcionários necessários na cozinha, assim, agilizando a entrega de pedidos nas janelas de drive-thru, segundo a Miso, empresa desenvolvedora do equipamento.
“Quando um pedido chega pelo sistema do restaurante, ele automaticamente envia as instruções para Flippy”, explica o presidente-executivo da Miso, Mike Bell. “Ele faz isso mais rápido, com mais precisão e de forma mais confiável que a maioria dos humanos.” A empresa conta que levou cinco anos para desenvolver o robô, já disponível comercialmente.
Este modelo é o sucessor do Flippy, um robô que vira hambúrgueres em uma chapa. Segundo a Miso, conforme eles terminaram o desenvolvimento desse primeiro braço robótico, eles notaram uma necessidade de automatizar também a estação de alimentos frios, principalmente, nos turnos da noite, quando há menos funcionários.
Várias cadeias de fast foods já adotaram o Flippy 2 em suas cozinhas, incluindo as famosas ‘Jack in the Box’, ‘White Castle’ e ‘Caliburger’. Outras três grandes redes também abraçaram a tecnologia, mas estão receosas de anunciar o fato em razão de possíveis críticas do público de que os braços robóticos trarão desemprego e precarização do trabalho nesses ambientes.
A equipe da Miso Robotics conta com 90 engenheiros que desenvolvem protótipos e trabalham com programação. O próximo passo da empresa é o Sippy, um robô projetado para servir bebidas.