Agricultores no Ceará são dispensados de pagar ‘Hora de Plantar’
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário isentou agricultores familiares de 50 municípios de pagarem o boleto do Projeto.
Considerando as perdas de safra acima dos 50%, no período 2021/2022, foram liberados de pagar o programa federal, os municípios de Aiuaba, Alcântaras, Amontada, Araripe, Arneiroz, Brejo Santo, Campos Sales, Canindé, Capistrano, Caridade, Catunda, Caucaia, Forquilha, Graça, Granjeiro, Groaíras, Hidrolândia, Ibicuitinga, Itatira, Jardim, Jati, Jucá, Limoeiro do Norte, Madalena, Massapê, Meruoca, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Mucambo, Nova Olinda, Orós, Pacujá, Parambu, Paramoti, Penaforte, Pindoretama, Porteiras, Potengi, Quiterianópolis, Quixelô, Quixeré, Saboeiro, Salitre, Santa Quitéria, Santana do Cariri, Senador Sá, Sobral, Tauá, Umari e Varjota.
Nenhum dos municípios apresentou chuvas com índice negativo maior que 50%, segundo dados atualizados em 24 de agosto pela Funceme e analisados pela Ematerce. O ato dispensa de R$ 2.725.000,00 que foram investidos em 962,655 quilos de sementes (milho híbrido, milho variedade, feijão caupi e sorgo forrageiro), 1.013.993 raquetes de palma, 49.596 mudas (cajueiro anão, essências florestais e frutíferas) e 1.105 metros cúbicos de maniva semente em 57.943 operações, uma vez que um dos agricultores pode ter sido contemplado com mais de uma espécies.
O Projeto Hora de Plantar tem o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, usando sementes e mudas de potencial genético significativo que melhorem a renda dos beneficiários. Segundo a Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar da SDA, “quem pagou ano passado referente a safra 2020/2021, será gerado um crédito de valor no boleto e, caso exista saldo, o valor será destinado para as próximas edições”, revela a coordenadoria.