Inep libera cartilha de orientação do Enem
A redação é, não apenas uma das mais comentadas fases da prova, como requer dedicação especial.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já publicou a Cartilha do Participante com as orientações para a Redação do Enem 2022.
A cartilha explica como deve ser a estrutura da redação, informa o método de correção da prova e traz exemplos de textos que tiram nota mil no Enem 2021. A produção textual é a única parte dissertativa do Enem e tem peso muito importante para a nota.
Os mais de 3 milhões de participantes farão a redação primeiro dia do Enem 2022 (13 de novembro). Ainda nesse dia, serão aplicadas as provas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas.
A redação do Enem deve ser produzida formato dissertativo-argumentativo e conta com a seguinte particularidade: o tema normalmente é uma questão-problema de cunho social. Os inscritos devem analisar o assunto em questão e desenvolver uma proposta de intervenção, que é uma possível solução para o problema citado.
Para trabalhar melhor o tema, os estudantes contam com textos ou elementos de apoio para o participante (gráficos, charges, mapas, propagandas, obras de arte).