Meta cria tradutor para idiomas que não possuem escrita

Compartilhe

A Inteligência Artificial (IA), que pretende universalizar a comunicação, já está em testes.

A Meta anunciou que está desenvolvendo seu tradutor que possui um sistema de Inteligência Artificial. Com os recursos que estão sendo adicionados, será possível converter uma língua diferente para o idioma inglês falado.

O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, compartilhou um vídeo pelo seu perfil no Facebook, nessa quarta-feira (19), e revelou alguns detalhes da tecnologia, ao lado de Peng-Jen Chen, engenheiro de software. Na gravação, ambos estão conversando em inglês e na língua Hokkien, respectivamente, com o sistema IA traduzindo o diálogo de forma audível.

A IA do sistema de tradução é geralmente treinada com textos, e os pesquisadores da Meta guardam palavras escritas para que a inteligência vá aprendendo. Contudo, há mais de 3 mil idiomas pelo mundo que não possuem um sistema escrito utilizado e são, principalmente, falados, algo que acaba dificultando no treinamento.

O Hokkien, traduzido na conversa de Zuckerberg, se encontra entre esse 3 mil idiomas catalogados pelo IA. A linguagem é usada por mais de 45 milhões de pessoas em países como o Taiwan, Malásia, Filipinas, Cingapura e na China continental. É um idioma sem um sistema oficial de escrita padronizada.

Com isso, as informações tendem a ser passadas oralmente, o que resulta em uma variação significativa do Hokkien, dependendo do escritor. Por essa razão, há pouquíssimos dados registrados de tradução desse idioma para outras línguas, e os tradutores humanos também são escassos. Para contornar a questão, a Meta utilizou o sistema de escrita do Mandarim como intermediário para treinar a inteligência artificial do recurso.

A Meta anunciou que encerrará em 2023 o Instant Articles, recurso de textos do Facebook que apresenta relatórios de tráfego sobre listas, artigos interativos e notícias rápidas publicadas na rede social.

A empresa confirmou que o recurso – criado em 2015 – tem previsão para deixar de funcionar em abril do próximo ano. A Meta disse que está reestruturando seus recursos e que não faz sentido investir em coisas que não são do interesse dos usuários.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content