Hospital de Tianguá recebe UTI Neonatal

Compartilhe

O Hospital e Maternidade Madalena Nunes, localizado na Serra da Ibiapaba, agora dispõe de uma nova Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI), com dez leitos.

O funcionamento da nova UTINeo conta com investimento do Governo do Ceará, dentro da Política Estadual de Incentivo Hospitalar (2021-2023). A Sesa garante o incentivo mensal no valor de R$ 480.000,00, por mês, até os leitos serem habilitados pelo Ministério da Saúde. Após habilitados, o valor do incentivo estadual será de R$ 300.000,00 mensais. Os leitos de UTINeo serão geridos pelo município de Tianguá, por meio da Sociedade Beneficente São Camilo.

A nova UTINeo conta com dez leitos estruturados e equipados, leito de isolamento, seguindo regras de assistência à saúde para funcionarem com segurança, garantindo o bem-estar dos pacientes e garantia de atendimento qualificado.

A unidade conta, ainda, com sala de coleta de leite materno, estar completo para toda a equipe assistencial (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas), vestiários, copa, sala administrativa, depósito de material de limpeza, sala de equipamentos e materiais e expurgo, além de equipamentos modernos de suporte a vida.

Mônica Lima, secretária-executiva da Sesa, pontua que a localização da unidade de saúde é estratégica para garantir segurança no atendimento. “Com essa UTINeo, a gestante de alto risco poderá ter seu filho em Tianguá, sem precisar se deslocar para longe. Isso é parte de uma estratégia permanente, meio da Sesa”, explica.

A agilidade no atendimento para salvar vidas também foi pontuada pelo diretor-geral do Hospital, Rafael Vieira. “A UTI atenderá desde recém-nascidos, até aquelas crianças com 28 dias de vida, nascidos no Madalena Nunes ou em outros hospitais da região. Algo fundamental na assistência neonatal é a hora de ouro. Uma criança recém-nascida para ter assistência adequada precisa estar em um serviço de referência em até 60 minutos”, reforça.

Danila Maria Santana, de 29 anos, que reside em Ibiapina, também na Serra, foi uma das primeiras a se beneficiar do novo atendimento. Transferida para o Madalena Nunes, após ter complicações na fase final da gestação, ele deu à luz o pequeno Leo.

“Logo que cheguei aqui na sexta-feira, uma doula veio me ajudar, com danças e orientações de como seria o parto. Em poucas horas, já comecei a sentir as primeiras contrações. Mas deu uma complicação nos exames do coração do bebê, até uma cirurgia foi cogitada. Porém, o procedimento não foi necessário, porque o Leo nasceu na porta do Centro Cirúrgico. Acredito que a assistência que recebi, desde a chegada, foi essencial para meu filho nascer bem e saudável”, relatou a mãe de Leo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content