MEC disponibiliza material de apoio na recuperação de aprendizagens
Ministério da Educação intensifica o auxílio a professores na identificação de defasagens em sala de aula.
A Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), apresentou os cadernos de percurso pedagógico que compõem o quarto Ciclo de Avaliações Diagnósticas e Formativas. Nessa fase, a novidade é a disponibilização de cadernos específicos para o ensino médio.
O MEC disponibiliza para as escolas públicas e privadas os cadernos de percurso pedagógico para possibilitar, por meio de avaliações diagnósticas, a identificação de defasagens nas aprendizagens. Gestores, coordenadores e docentes já podem acessar os materiais na Plataforma Avamec.
A partir da aplicação das atividades, por meio dos cadernos, os docentes têm a capacidade de identificar qualquer defasagem na aprendizagem. Com as avaliações, “o professor poderá implementar atividades extras, com acompanhamento personalizado e voltado para o desenvolvimento das habilidades estudantis”, informa a pasta.
As avaliações possibilitam a realização de diagnóstico, quanto ao nível de aprendizagens de alunos que cursam os anos iniciais (1º ao 5º ano) e os anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, bem como estudantes do Ensino Médio. Este ano foram disponibilizados quatro ciclos de avaliação, permitindo o acompanhamento do desempenho dos estudantes bimestralmente.
O quarto Ciclo de Apresentação de Ações para Recuperação das Aprendizagens faz parte das Avaliações Diagnósticas e Formativas do MEC, fruto de uma parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora. Dentre os objetivos da proposta está “o apoio das redes de ensino na recomposição das aprendizagens. Essa ação integra a Política Nacional para a Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica”, explica o MEC.
No próximo dia 31 deste mês, será realizado o último encontro do Ciclo de Apresentação das Ações para Recuperação das Aprendizagens, tendo como tema a apresentação da plataforma integrada que é composta por funcionalidades que envolvem as ações e devolutivas da produção de texto e correção automatizada, pelo Sistema de Alerta Preventivo (SAP) e pela elaboração colaborativa de materiais.
Também serão apresentadas novas funcionalidades disponibilizadas. A transmissão será realizada pelo canal do MEC no YouTube, das 14h30 às 16h30, no horário de Brasília.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC.