Só sei que nada sei: Sobre a batalha eleitoral final para a Presidência da República em 2022

Compartilhe

Dessa vez o nome desta coluna realmente caiu muito bem quanto ao desfecho do pleito eleitoral de 2022. Em poucos momentos da História do Brasil teve-se uma disputa política tão acirrada para presidente.

No artigo anterior rememoramos alguns dos embates históricos do nosso país como o de Collor versus Lula e o de Dilma contra Aécio. Nestes dois, no final, deu a lógica de suas épocas. Mas neste ano realmente fica muito difícil cravar quem será o candidato eleito no domingo dia 30 de outubro.

Estão em campos opostos, goste você ou não, os dois maiores líderes da atualidade do Brasil, o atual presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT). Interessante pensar que estes dois partidos, outrora, dividiram a presidência quando Lula e José de Alencar foram eleitos em 2002.

Agora, em campos opostos, todos os institutos de pesquisas apontam um acirramento imenso entre as duas campanhas e um cenário de incerteza sobre que será o futuro presidente do Brasil. A confiança e a insegurança, dois sentimentos contraditórios, se encontram nos dois lados da campanha.

Lula, mesmo líder da maioria das pesquisas, sabe que não pode “dormir no ponto”, pois Bolsonaro realmente acredita e está trabalhando por uma virada, fato que jamais ocorreu na História recente do Brasil.

Mais de 156 milhões de brasileiros estão aptos a votar e pelo menos 40 milhões destes se abstiveram no primeiro turno. Quem conseguirá convencer mais pessoas a ir confirmar sua preferência, deve ocupar o Palácio do Planalto no dia primeiro de janeiro.

A partir de agora qualquer erro pode ser fatal. O debate da Globo vai ser uma das últimas cartadas. Se haverá mudança ou permanência no cargo máximo do país está, literalmente, no dedo do eleitor.

No sábado (29), véspera do dia da votação, ao menos seis novas pesquisas presidenciais devem ser divulgadas. Os levantamentos são dos institutos Datafolha, Ipec, Quaest, Atlas, MDA e Paraná Pesquisas.

O desfecho desta história, como um programa antigo da emissora que fará o último debate: VOCÊ DECIDE!

Quem vencerá a eleição? Só sei que nada sei.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content