Flamengo conta com torcida equatoriana no final da Libertadores
Equatorianos, em absoluta maioria, dizem apoiar o Flamengo na decisão contra o Athletico deste sábado. A final da Libertadores de 2022 será disputada no Monumental de Guayaquil.
Ao ver uma camisa do Flamengo na rua, o equatoriano buzina. Ao passar por algum rubro-negro no calçadão do Malecón, sorri e deseja sorte. Assim tem sido as últimas horas em Guayaquil, onde os locais, em absoluta maioria, apoiam os cariocas na decisão da Libertadores, contra o Athletico, neste sábado às 17h (de Brasília), no Monumental.
A simpatia dos equatorianos com o Flamengo tem várias razões. A começar pelo time mais popular de Guayaquil, o Barcelona SC, que tem na história vários atletas importantes do Brasil, entre eles Adílio.
“Nosso entendimento é de que, quando o Flamengo tiver lá, vai ter todo apoio da torcida do Barcelona, porque o pessoal gosta muito do estilo brasileiro. Até porque tem muitos brasileiros lá. Um grande brasileiro, camisa 8 quando chegou aqui, foi o Moacyr, vive lá até hoje. O Manga, que foi um grande goleiro do Botafogo, também ficou bastante tempo lá. É um País que recebe muito bem os brasileiros” diz o torcedor Maurício Turand.
A receptividade e a alegria, inclusive, lembram a dos cariocas. E esse é mais um fator, segundo o equatoriano. “Historicamente, o Flamengo é mais apoiado aqui. É uma equipe mundial. A maior torcida do mundo, e o povo aqui assiste muito ao futebol brasileiro. Nos Mundiais, quando não há o Equador, nós torcemos pelo Brasil. Dentro do Brasil, o apoio é maior ao Flamengo. O Athletico, dentro da Libertadores, não tem tanta tradição”, afirma.
Fonte: LanceEsportes.