Cientistas e pesquisadores realizam teste de hemograma em 30 minutos
A coleta foi feita por meio de amostra de sangue capilar, semelhante ao que é feito com medidores de glicose.
O periódico inglês Scientific Reports, publicou, recentemente, a validação de um hemograma completo em point-of-care (POCT), que significa ‘teste no ponto de atendimento’ com o tempo de 30 minutos. De acordo com o médico e infectologista paranaense Dr. Bernardo Almeida, que participou da pesquisa, a coleta foi feita por meio de amostra de sangue capilar, semelhante ao que é feito com glicosímetros (autoteste para diabetes), onde o resultado é emitido em poucos minutos.
Por fornecer grande quantidade de informação o hemograma é o exame mais solicitado em clínicas laboratoriais por detectar várias doenças. Considerando, que em caso de emergência, quanto menor o tempo para diagnosticar uma doença, mais eficaz será o tratamento, a descoberta foi um avanço na técnica do hemograma e, consequentemente, na aplicação dele, mas que ainda há muito a avançar.
O Dr. Bernardo Almeida ressalta que, “foi o primeiro salto evolutivo da análise hematológica que se deu na automatização do teste, que permitiu a ampliação da escala e a aplicação dela no formato atual. Com esse próximo salto evolutivo que o POCT vai promover, haverá uma mudança direta na jornada do paciente, que terá maior facilidade, conveniência e rapidez no resultado”, explica.