Cuidado com as ‘promoções’ da Black Friday
Marcada para o dia 25 deste mês, os consumidores devem identificar quando uma oportunidade pode ser uma fraude, no miio de tanta promoção, para assim, poder evitar as famosas ofertas “pela metade do dobro”.
Neste período do ano, o cenário tem sido positivo para os comerciantes, apesar da inadimplência de muitos consumidores. Segundo uma pesquisa do e-commerce deve crescer 8%, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico aponta que a Black Friday deve movimentar R$ 6 milhões, com mais de 8 milhões de pedidos.
Para ajudar os consumidores a se protegerem de fraudes, Wellington Michetti, Head de Prevenção à Fraude da FortBrasil — instituição de pagamento e administradora de cartões de crédito, separou 8 dicas para se prevenir contra a “Black Fraude”. Fique atento.
Monitore os preços:
A prática do “tudo pela metade do dobro”, infelizmente, ainda é um erro cometido por diversos lojistas brasileiros. Para evitar cair em um desses casos, monitore os preços dos produtos que deseja adquirir com antecedência em sites de comparação, como Zoom, Buscapé e Jácotei.
Compre de lugares com boa reputação:
Pesquise a reputação das lojas, antes de realizar uma compra. Avalie as reclamações dos consumidores e como a empresa responde a elas. Prefira lojas confiáveis e com boas avaliações no Reclame Aqui e no Procon.
Desconfie de descontos absurdos:
Dificilmente, produtos muito caros receberão descontos de mais de 50%. Sempre compare as promoções de várias lojas confiáveis e desconfie quando uma promoção estiver muito abaixo do valor de mercado.“ Aqui, vale a máxima de que, quando a esmola é demais, até o santo desconfia”, diz Michetti.
Dê preferência ao pagamento via cartão de crédito:
Apesar de as lojas estarem dando descontos exclusivos para pagamentos pelo PX, em casos de fraude, é impossível recuperar o valor da transferência. Os pagamentos pelo cartão de crédito permitem contestação, além de oferecerem a opção de usar cartões virtuais — que podem ser descartados após a compra, protegendo os seus dados pessoais.
Cuidado com cupons de desconto:
É preciso se atentar aos cupons oferecidos, pois os links de ‘phiching’ podem conter ‘malware’ e infectar o seu dispositivo. Um dos pontos que pode entregar se uma oferta é real ou não, é procurar por erros de português e fotos de má qualidade — no geral, os sites fraudulentos são construídos de forma amadora com o único objetivo de aplicar golpes.
Nunca faça compras em computadores públicos:
Use apenas seu próprio dispositivo para fazer compras, como seu celular ou computador. Evite utilizar redes Wi-Fi, ou abertas para realizar compras, como de hospitais e aeroportos, visto que isso facilita a ação de fraudadores.
Pesquise sempre sobre a reputação da empresa:
Confira os dados comerciais da empresa, como CNPJ, endereço e telefone — desconfie de sites que não disponibilizam esse tipo de informação. Utilize plataformas como o ‘Reclame Aqui’ e páginas mantidas pelo Procon e pelo Ministério da Justiça para verificar reclamações sobre as lojas e como esses problemas foram resolvidos. Verifique, também, as redes sociais da loja, procure por reclamações nos comentários e veja como a empresa responde.
Guarde os comprovantes das compras:
Por último, imprima ou salve no computador as telas que indicam que a compra foi realizada, anote códigos de confirmação e guarde e-mails que chegam à sua caixa com os dados da transação. Enfim, boas compras.