Sobral realiza 1º Seminário do Cuidador Informal

Compartilhe

O encontro faz parte das ações realizadas pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Aquarela, Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

O Seminário do Cuidador Informal será realizado, nesta quinta-feira (10), no auditório da Faculdade de Medicina da UFC. E, segundo Roseane Rocha, gerente do CAPS Sobral, “pensamos na proposta de realizar um seminário sobre a temática para profissionais e cuidadores. No evento, iremos discutir sobre o perfil do cuidador informal no Brasil e estratégias para evitar o adoecimento mental a partir do autocuidado, suporte da rede de apoio e identificação de sinais de adoecimento, devido à sobrecarga de trabalho”, relata.

O evento tem como público-alvo os cuidadores informais, profissionais de saúde e estudantes das instituições superiores de ensino. Na prática, o cuidador informal é, geralmente, um amigo, familiar, vizinho, alguém com quem o paciente ou a família já possui uma relação preestabelecida. Nesses casos, em grande parte das vezes, os cuidadores acabam residindo com os pacientes. 

Já, o informal, é um prestador de serviços que possui capacitação e certa experiência, e está preparado para dar resposta as demandas de necessidades básicas aos seus pacientes. Há empresas que terceirizam esses profissionais para prestarem esse auxílio.

No que se refere à atividade, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou em 2011, o projeto de lei que cria uma política nacional de apoio ao cuidador informal e ao atendente pessoal não remunerados de pessoas em situação de dependência para o exercício de atividades da vida diária. O texto foi aprovado na forma de substitutivo pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoas Idosa.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content