Butantan entrega mais 1 milhão de doses de CoronaVac à Saúde
Os lotes foram repassados, nessa quinta-feira (10), ao Ministério da Saúde.
Os imunizantes, que podem ser aplicados em crianças de 3 a 5 anos, foram adquiridos, por meio de um aditivo de contrato. Em setembro, o laboratório do governo paulista havia entregado outro milhão de doses.
O Ministério da Saúde possui um contrato de compra de vacinas com o Butantan, assinado no início deste ano. Inicialmente, o número de doses contratadas era de 10 milhões —agora, totaliza 12 milhões. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, em julho deste ano, o uso da CoronaVac em crianças entre 3 e 5 anos..
Apenas 1 em cada 10 crianças de 3 e 4 anos do Brasil recebeu uma dose de imunizante contra a covid. Antes das novas compras, o Ministério da Saúde privilegiou uma negociação com o consórcio Covax Facility e ignorou propostas do Butantan.
A CoronaVac foi a primeira vacina contra covid-19 aplicada no Brasil, embora tenha sido alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro (PL). O Butantan interrompeu a produção deste imunizante em outubro de 2021, por não ter recebido novos pedidos. No total, o laboratório entregou mais de 110 milhões de doses ao Ministério da Saúde.