Moradores de Sobral são orientados sobre uso de ilhas Ecológicas
Uma série de visitas ao comércio local, também faz parte da ação educativa.
A iniciativa partiu da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), que promove uma ação educativa com os moradores e donos de estabelecimentos no entorno da sede da Secretaria da Saúde municipal. No local, foi instalada uma das quatro ilhas ecológicas da cidade.
A abordagem da equipe de educação ambiental da AMA faz parte do projeto piloto do programa de coleta seletiva Recicla Sol, com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre o descarte correto de materiais recicláveis.
A ilha ecológica é uma estrutura de ferro para recebimento de material reciclável como papel, plástico, metal e vidro, que deve ser armazenado em uma garrafa pet, caso esteja quebrado, para ser descartado corretamente.
Durante a orientação, os agentes ambientais também apresentam o calendário de coleta sistemática do município, informando que “o lixo só deve ser colocado nas calçadas no dia que o caminhão passa no bairro”. Outra informação, é quanto ao contato da Coleta Programada (0800 275 2325), serviço gratuito de coleta em domicílio de materiais inservíveis, como móveis velhos, pedaços de madeira e metal, feito pela Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep).
Todo o material coletado pela Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep) é encaminhado às Centrais Municipais de Reciclagem (CMRs). As ilhas foram adquiridas com recursos aprovados pelo Conselho Gestor do Fundo Socioambiental do Município de Sobral (Funsams).