Copa: Adidas divulga tecnologia usada na bola
A Al Rihla é a 14ª que a empresa cria para a Fifa.
De todas as tecnologias que se unem para tornar possível a Copa do Mundo, uma das mais importantes, e, menos mencionada, é a empregada na construção da bola. Durante as partidas no Catar, estará rolando pelo gramado a “Al Rihla” — a 14ª bola consecutiva que a Adidas criou para os mundiais da Fifa.
Anunciada pela primeira vez em março, o nome da bola significa “a jornada”, em árabe, e é inspirada na cultura, arquitetura, barcos e bandeira do Catar. Ela também já chega com o título de “a bola oficial da Copa do Mundo mais ecológica já feita até aqui”, garante a empresa de produtos esportivos. Entre a tecnologia empregada estão que:
1- Ela é a primeira a usar, exclusivamente, tintas e colas à base de água. Além disso, ela é composta por 20 gomos, e utiliza uma pele de poliuretano texturizada com uma construção sem costura e ligada termicamente;
2- O desenvolvimento da bola envolveu testes rigorosos em laboratório, em campo e, até mesmo, em túneis de vento. Ela promete ser a bola que viajará no ar mais rápido do que todas as suas antecessoras – com essa característica sendo simbolizada pelas cores ousadas e vibrantes utilizadas em seu design;
3- Além disso, a bola será conectada para aprimorar o sistema VAR (“Árbitro Assistente de Vídeo”, na sigla em inglês), fornecendo dados e informações em tempo real aos árbitros para eles tomarem decisões mais rápidas e precisas – também a primeira bola oficial da Copa a ter esse tipo de tecnologia.
Ainda, no quesito tecnologia, no centro da bola estará um sensor que fornece dados sobre todos os elementos do movimento da bola, sendo imperceptível para os jogadores e não afetando o seu desempenho em campo. O sensor trabalha em uma frequência de 500 Hz, fornecendo automaticamente informações precisas, 500 vezes por segundo, sempre que um jogador toca na bola. O sistema é alimentado por uma bateria recarregável, que pode ser carregada por indução.
A bola conectada passou por testes rigorosos, incluindo testes cegos na Copa Árabe e na Mundial de Clubes de 2021, em Abu Dhabi, sem que os jogadores tivessem relatado problemas nela. A bola considerada ecológica será usada em todas as 64 partidas previstas para a Copa do Mundo do Catar. Segundo a Adidas, a versão conectada da bola oficial não será comercializada no varejo. Já os dados brutos captados durante as partidas serão de propriedade e gerenciamento exclusivo da Fifa.