Catar recebe Copa com estádios que unem modernidade e tradição

Compartilhe

Das oito praças esportivas, sete foram construídas para a competição.

Com a missão de ser o primeiro País do Oriente Médio a sediar uma edição de Copa do Mundo de futebol masculino, o Catar construiu sete novos estádios, que se unirão ao Estádio Internacional Khalifa para receber as partidas da competição, cujo pontapé inicial será dado, no próximo domingo (20), com a partida entre Catar e Equador, no Estádio Al Bayt.

Para receber torcedores provenientes de diferentes partes do mundo, o Catar preparou estádios modernos, mas sem deixar de lado a tradição e a cultura local, que aparecem no design de cada praça esportiva.

Com design inspirado nos tecidos da gahfiya (uma tradicional touca usada por homens do Oriente Médio), o Estádio Al Thumama está localizado em um distrito de Doha. A praça esportiva, que receberá jogos da fase de grupos, das oitavas de final e das quartas, tem capacidade para receber 40 mil torcedores.

Com capacidade para 40 mil pessoas, o Estádio Al Janoub se localiza na cidade de Al Wakrah, no sul do Catar. A instalação esportiva, que foi inaugurada em maio de 2019, receberá apenas partidas da fase de grupos e das oitavas de final.

Conatruído na cidade de Al Khor, o Estádio Al Bayt receberá partidas de todas as fases da Copa do Mundo, entre elas a abertura, entre Catar e Equador, no dia 20 de novembro. Com capacidade para até 60 mil torcedores, a instalação esportiva teve seu projeto inspirado nas tradicionais tendas usadas por povos nômades.

Casa do Al Rayyan Sports Club, o Estádio Ahmad Bin Ali receberá até 40 mil torcedores em jogos da fase de grupos e das oitavas de final. Localizada em Al Rayyan, a instalação esportiva, chamada de Portal do Deserto, foi inaugurada em dezembro de 2020, com a disputa da final da Copa do Emir.

Situado em um polo de fomento de conhecimento e inovação em Doha, o Estádio Cidade da Educação será palco de jogos da fase de grupos, das oitavas de final e das quartas. Com um projeto que tem a acessibilidade como uma de suas prioridades, a instalação conta com 40 mil lugares.

Construído com contêineres, o Estádio 974 (número do código de discagem internacional para o Catar) tem design inspirado no comércio mundial e marítimo. A instalação, localizada no porto de Doha e que receberá partidas da fase de grupos (entre elas uma da seleção brasileira) e das oitavas, tem capacidade para acomodar até 40 mil pessoas.

Construído em 1976, o Estádio Internacional Khalifa foi remodelado para a Copa de 2022. Localizado em Doha e com capacidade para receber até 40 mil torcedores, a instalação tem sediado importantes eventos esportivos nos últimos anos, como a final do Mundial de Clubes de 2019, entre Flamengo e Liverpool (Inglaterra). O estádio receberá jogos da fase de grupos, das oitavas e da disputa pelo 3º lugar.

O Estádio Lusail é o palco da grande decisão do Mundial do Catar. Com capacidade para 80 mil torcedores, a instalação esportiva receberá partidas de todas as etapas da competição (incluindo duas do Brasil pela fase de grupos). Lusail é uma metrópole de última geração recém-construída por ocasião do megaevento esportivo.

Fonte: Lance Esportes.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content