SÓ QUE NADA SEI: Sobre Ciro Gomes, a mutuca cearense
Aqui no Ceará, não é raro se ouvir o velho dito popular: “nem escuta a zoada da mutuca”. O pindamonhangabense que fez uma grande carreira política neste estado, Ciro Gomes, que ao longo dos anos se transformou numa verdadeira metralhadora giratória de ataques a pessoas diversas, tem se transformado paulatinamente numa verdadeira mutuca.
A mutuca é como popularmente é conhecida a mosca Fidena sp. da ordem Diptera, da família Tabanidae e do gênero Chrysops, segundo o Instituto Butantan, que a descreve como uma mosca de corpo arredondado, pernas alongadas e coloração amarelo vibrante; bico sugador de tamanhos variados.
Ciro Gomes, eterno presidenciável cearense, tem sido tratado como tal por diversos políticos. E este tratamento nada tem a ver com a aparência do animal, muito embora Ciro também esteja com o corpo meio arredondado, tenha pernas e pescoço alongados e uma certa preferência pelo amarelo vibrante, ao menos neste partido que agora ele faz parte.
Em verdade, Ciro, tem sido tratado como mutuca pelo barulho que faz e por ser tratado com certa indiferença. Inicialmente isso se deu com seus adversários, o que é, de certa forma, natural.
Jair Bolsonaro, atual presidente do Brasil, por exemplo, já disse que não responderia a Ciro, por não ser psiquiatra. Mesmo o antigo aliado Lula já deixou, em algumas entrevistas, o irmão mais velho dos Ferreira Gomes, sem uma resposta.
A novidade agora é que até Camilo Santana, candidato ao senado pelo PT e outrora muito elogiado pelo Ciro, ao ser alvo dos ataques do PDTista, disse que o presidenciável “não merece nem ser respondido”.
Ciro Gomes já foi deputado estadual, prefeito de Fortaleza, governador do Ceará, ministro por duas vezes e deputado federal. Agora, pelo jeito, não passa de uma mutuca política, na visão de seus adversários.
Parece que o povo aprendeu com o Cid Gomes que em 2010, o então governador disse que daria de ombros para ataques dos concorrentes: “Vou fazer que nem aqueles meninos do Interior: ‘Nem escuto a zoada da mutuca’.”
Agora o feitiço se voltou contra um membro da família.
Ciro amarga um terceiro lugar sofrível e bem distante dos dois primeiros colocados. Pelo jeito, nem o povo o escuta mais.
Mas, a pergunta que não quer calar é: qual vai ser o destino de Ciro Gomes depois que perder as eleições presidenciais que ele promete ser a última, caso as pesquisas se confirmem?
Só sei que nada sei.
Até quarta-feira que vem!