Segundo dia de Enem foi tranquilo em Sobral
Em Sobral o exame foi aplicado em 11 locais espalhados pelo município.
Candidatos do maior exame de acesso ao Ensino Superior do Brasil, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizaram na tarde desse domingo (20) o segundo e último dia de provas. No Ceará, 221 mil estudantes estiveram aptos a realizar o exame que começou no domingo (13), com redação que teve como tema ‘Comunidades e povos tradicionais’ além das provas de linguagem e ciências humanas. Já nesse domingo (20), os candidatos tiveram provas de matemática e ciências da natureza (biologia, física e química).
Em Sobral tudo ocorreu tranquilo, de acordo com a Cred 6, nos 11 locais de provas: 1. CCS do Uninta: 2; Faculdade Luciano Feijão; 3. Prefeito José Euclides; 4. IFCE; 5. Monsenhor ALOYSIO; 6. UFC Medicina; 7. Colégio Luciano Feijão; 8. Lysia Pimentel; 9. UFC Mucambinho; 10. Luis Felipe; 11. Uninta Medicina.
Candidatos de cidades vizinhas chegaram cedo para o exame, como foi caso dos estudantes de Pacujá. A nutricionista pacujaense, Camila Alcântaras, 25, que fez as provas no Centro Universitário Uninta disse que apesar de não ter tido tempo para estudar o suficiente para ficar tranquila, mas espera que consiga uma nota razoável. “No domingo (13), acho que não fiz uma prova tão boa, mas fiz uma correção depois e vi que mais ou menos 50% da prova eu fiz. A redação vou ver depois, mas não achei tão ruim o tema e vamos se nas provas desse domingo eu consigo uma nota boa”. disse a candidata.
O coordenador de jornalismo do Uninta disse para o Portal Paraíso que a instituição realizou ações promocionais como sorteio de blusa oificial da Seleção Brasileira, além de uma viagem para Jericoacoara. “Essa é a primeira vez que a instituição abre as portas e se torna palco da avaliação do Enem e do Enade, além de outras avalições nacionais como a prova da OAB”. Disse.
Em coletiva de imprensa o Ministro da Educação, Victor Godoy, afirmou nesta segunda-feira (21), que o gabarito oficial do exame será divulgado nesta quarta-feira (23), às 18h sendo que a nota final ainda não será divulgada. O ministro fez ainda o balanço do primeiro dia de prova do Enem, domingo (13), afirmando que 26,7% faltaram aos locais de provas. Já no segundo domingo este número aumentou para 31,9%.
Victor Godoy, falou também a abstenção do Enem Digital que ficou acima de 50% e que acordo com ele, ainda não deslanchou. “O fato é que o Enem digital ainda não deslanchou. O Inep tem essa missão de buscar de que maneira consegue trazer tecnologia, inovação e atratividade”. Disse.