Casos de covid-19 em novembro no Ceará é 8 vezes maior que em outubro
Quase 3 mil pessoas já testaram positivo para a doença neste mês.
Uma nova onda de Covid-19 começa a se desenhar no Ceará. Em novembro, até o dia 18, 2.845 casos da virose já foram confirmados – número 8 vezes maior do que em outubro inteiro, que registrou 349 infecções. Os dados são do Integra SUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).
A taxa de positividade também cresceu no Estado, neste mês: 1 a cada 3 testes feitos nos 18 primeiros dias de novembro deu positivo. No período, foram realizados 8.920 exames para detecção do coronavírus, dos quais quase 3 mil positivaram.
“Estamos, sim, numa nova onda, só não temos como dimensionar a duração e o tamanho, qual vai ser a taxa de complicações, internações e óbitos.
KENY COLARESMédico infectologista”
O médico infectologista Keny Colares lembra que, ainda em outubro, o aumento dos casos de Covid na Europa e na Ásia e, além da concentração de coronavírus nos esgotos de Fortaleza, já sinalizaram uma nova onda.
“Depois, começamos a observar o aumento da taxa de positividade, que estava em 25% na semana passada e, nesta semana, está rumando a 50%, mostrando que a doença está se espalhando”, analisa.
A chegada da subvariante BQ.1 da ômicron, com presença confirmada no Ceará no início deste mês, é só uma das causas da atual crescente de casos.
Fonte: Diário do Nordeste