Encceja Exterior PPL será aplicado até 9/12
Aplicação começou na última segunda feira (28/11), em unidades prisionais no Japão. Exame ocorre sob supervisão do responsável no Consulado-Geral no país.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou, na última segunda-feira, 28 de novembro, a aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos submetidos a Penas Privativas de Liberdade no exterior (Encceja Exterior PPL) 2022. O exame será aplicado até 9 de dezembro, em unidades prisionais no Japão, sob supervisão do responsável no Consulado-Geral no país.
A aplicação do Encceja Exterior PPL é realizada pelo Inep, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e com as respectivas representações diplomáticas do Brasil. O exame tem o mesmo nível de dificuldade do regular. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelo Itamaraty, após contato com embaixadas, representações culturais brasileiras, assim como unidades prisionais no exterior.
A participação no Encceja Exterior PPL é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos submetidos a penas privativas de liberdade que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. O participante deve ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame, para o ensino fundamental; e, no mínimo, 18 anos, no caso do ensino médio.
Encceja – O exame avalia competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar, direcionado a jovens e adultos que não concluíram os estudos em idade apropriada. Com isso, o Encceja estabelece uma referência nacional de avaliação para esse público, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.
Confira o edital do Encceja Exterior PPL 2022
Assessoria de Comunicação Social do Inep