Novembro supera média de chuva em 1000%, diz Funceme

Compartilhe

De acordo com o órgão a média para o novembro é de apenas 5,8 milímetros enquanto que a média do mês para este ano foi de 76 milímetros.

O mês de novembro, segundo a Fundação Cearense Meteorológica e Recursos Hídricos (Funceme), foi um dos mais chuvosos, considerando os valores climatológicos. O acúmulo chegou a 76 milímetros o que corresponde a mais de 1000% do valor esperado para todo o mês que é de apenas 5,8 milímetros.

A fundação ressalta que não choveu todos os dias, mas as preciptações, em aguns municípios, em 24 horas, chegaram a 100 milímetros elevando a média para todo o estado.
O motivo das chuvas são áreas de instabilidades provocadas pelo sistema vórtices ciclônicos de altos níveis que está sobre o Oceano Atlântico próximo aos estados da Bahia e Alagoas. O sistema ajuda a formar nuvens de chuva, principalmente no centro-sul do Ceará. O fenômeno deve trazer condições favoráveis para a formação de nuvens de chuvas nos primeiros dias de dezembro.

De acordo com a Funceme, dezembro e janeiro correspondem 16%, cerca de 130 milímetros das chuvas anuais no Estado que é de 800 milímetros dentro dos valores climatológicos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content