Bombeiro que ficou à deriva no mar sobrevive após nadar 21km
O Sargente do Corpo de Bombeiros de Jericoacoara, Jairo que desapareceu no início da noite dessa terça-feira (6), conseguiu, por volta das 2h, chegar à praia de Tatajuba em Camocim a mais de 21 quilômetros de Jeri. O sargente ficou à deriva após resgatar um turista francês que praticava kitesurf e se afogava. Ao voltar para pegar o equipamento da vítima, Jairo não reotornou. Imediatamente começou uma operação de resgate envolvendo a Capitania dos Portos de Camocim, Corpo de Bombeiros e Ciopaer.
De acordo com o Comandante do Corpo de Bombeiros de Sobral, Tenente Coronel Moraes, o sargente usou um flutuador que é um acessório de guarda-vida para chegar até à praia. Em terra firme, Jairo ligou para um amigo do Posto de Guarda Vidas de Jericoacoara, informando sua localização e que estava bem. O bombeiro Jairo tem mais de dez anos de corporação onde trabalha como guarda-vida em Jericoacoara e Fortaleza.
O agente disse que ao voltar no jet ski da corporação para resgatar o equipamento do turista a pipa enroscou na turbina da moto aquática, o que ocasionou sua deriva. “Aguardei e ao observar que estava se distanciando ainda mais da costa, abandonei a moto aquática, por volta das 21 horas, e nadei até a terra firma às 1h30 da madrugada. Ao chegar em terra, andei até chegar em uma casa, me identifiquei, pedi apoio, liguei para minha mãe, avisei que estava tudo bem e logo em seguida avisei o Posto de Guarda Vidas de Jericoacoara”, concluiu.